Curiosidades da Festa de Halloween

A palavra Halloween vem “all hallows eve”, que em português significa "véspera do dia de Todos os Santos".
Ninguém pode negar as raízes pagãs do Halloween, uma vez que ele se originou de antigas celebrações celtas. A data coincide com o início do Samhain, uma comemoração que marcava o início do ano novo celta, o fim da colheita e o início do inverno – período associado aos mortos (dias de todos os santos).
Uma das grandes lendas, de origem céltica, refere que os espíritos de todos os que morreram ao longo daquele ano voltariam à terra à procura de pessoas para encarnar. Os celtas acreditavam ser esta a única oportunidade de vida após a morte, admitindo todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturasse com o dos vivos.
E como os indivíduos não desejavam ser possuídos pelo espírito dos mortos, na noite do dia 31 de Outubro, apagavam todas as tochas e fogueiras das suas casas, para que estas se tornassem frias e desagradáveis. Colocavam fantasias e desfilavam ruidosamente em torno da aldeia, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar todos os espíritos que procurassem corpos para poder encarnar.

Sem comentários:

Enviar um comentário