Símbolo de Portugal é o Galo de Barcelos e a sua conhecida lenda

Galo de Barcelos, símbolo do artesanato Barcelense elevou-se ao mais importante ícone de identidade de Portugal no Mundo. A famosa lenda do galo de Barcelos está associada ao cruzeiro medieval que faz parte da história do Museu Arqueológico da cidade.


De acordo com a lenda, os habitantes do burgo andavam alarmados com um crime e preocupados por não saberem quem foi o seu autor. Certo dia, suspeitaram de um Galego que passara pela cidade. O peregrino jurou a sua inocência, e apenas dizia que por ali passara em cumprimento de uma promessa a S. Tiago de Compostela, mas como ninguém acreditava nele, as autoridades decidiram prende-lo e mais tarde foi condenado à forca pelo cumprimento do crime que foi acusado.
Antes de ser enforcado, pediu que o levassem à presença do juiz que o condenou. Concedida a autorização, levaram-no à residência do magistrado que, naquele momento, confraternizava com os seus amigos um grande banquete. Em frente do juiz, o Galego voltou a afirmar a sua inocência e, perante a incredulidade dos presentes, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa, e exclamou: “É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem”. Todos riram do pobre injustiçado mas, pelo sim pelo não, ninguém se atreveu a mexer no galo!
O que parecia impossível tornou-se realidade!
Quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou "có-có-ró-có-có". Todos ficaram espantados com tal facto, já ninguém duvidava da inocência do condenado. O juiz correu à forca e viu, com espanto, o pobre homem de corda ao pescoço. Contudo, o nó lasso impedia o estrangulamento. Foi imediatamente solto mandado em paz.
Passados anos voltou a Barcelos e fez erguer o monumento em louvor a S. Tiago e à Virgem.

A decor-vases.com tem a honra de fazer parte desta magnifica cidade, que à centenas de anos preserva a arte de trabalhar o barro, produzindo belas peças de cerâmica decorativas através das típicas e modernizadas olarias portuguesas.

Sem comentários:

Enviar um comentário